Rio passa por onda de calor sem chuva durante o fim de semana; temperatura deve aumentar no domingo (17)

O Rio de Janeiro passa por uma onda de calor que vai durar todo este fim de semana. Também não há previsão de chuva para os próximos dias, o que colabora para o aumento da temperatura na cidade. Neste sábado (16), às 11h, a temperatura registrada pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) na Marambaia era de 36º C. A tendência é que o calor aumente ao longo do dia, podendo chegar a 39°C na parte da tarde. No domingo (17), a previsão é de que a temperatura alcance a casa dos 40°C.

— O Rio de Janeiro entrou ontem numa zona de calor que já vinha do Sul do Brasil, passou por Mato Grosso, São Paulo, e chegou aqui. Nessa zona, algumas localidades podem ter temperaturas com cinco ou mais graus acima da média — explica Olivio Bahia, meteorologista do Inmet.

Leia Mais

Segundo Bahia, esta é uma época já tradicionalmente quente. A falta de chuva intensifica o calor. A previsão indica que a temperatura vai começar a cair na segunda-feira (18), mas vai continuar quente, na casa dos 37 °C.

— Está quente mesmo. Essa época o sol ilumina bastante o hemisfério sul. Mas ao mesmo tempo, entre tarde e noite, você tem as chuvas que ajudam a amenizar temperatura. A radiação solar chega na superfície terrestre, é absorvida, e a superfície começa a irradiar para atmosfera, aquecendo o ar. Quando temos nuvens e chuva, parte dessa radiação é absorvida pela nebulosidade, como um filtro. Como estamos com pouca nuvem e pouca chuva, isso reflete na temperatura, que vai subindo. Toda energia que chega do sol está servindo pra aquecer o ar. Neste sábado (16), deve continuar dessa forma e no domingo (17) ainda mais. Durante a semana vai aumentar a chance de chover, aí melhora. Mas atenção, porque a chuva pode vir em forma de temporal — conclui.

Cuidados básicos

Diante da alta temperatura, a população deve tomar cuidados básicos: hidratação e uso de protetor solar. A recomendação da secretaria estadual de Saúde é que o protetor seja aplicado antes de sair de casa e repassado a cada duas horas.

— Quando estiver, por motivos profissionais ou recreativos, submetido à exposição solar, a pessoa deve se proteger por métodos físicos, com roupas apropriadas, ou químicos por meio do protetor solar. O protetor solar deve ser aplicado pelo menos trinta minutos antes da exposição e em todas as áreas expostas. Além disso, se possível, evitar estar exposto ao sol no período de 10h às 16h — destacou a dermatologista da secretaria, Maria Eugênia Noviski, por meio de nota da assessoria de imprensa da pasta.

De acordo com a médica, não é recomendável usar perfume durante o período e exposição ao sol, pois estes produtos podem causar irritações ou manchas quando em contato com raios solares na pele com sudorese. Em caso de insolação, a recomendação é buscar ajuda de um médico especialista. Os sintomas podem ser aumento da temperatura corporal, confusão mental, náuseas e distúrbios visuais.

Mais recente Próxima Calorão no Rio: Barra registra maior temperatura nesta manhã, com 34,3 °C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *