Modelo para retomada das obras em Angra 3 deve ser aprovado até março deste ano

Angra 3

A empresa Eletronuclear prevê a aprovação do modelo para a retomada das obras na usina nuclear de Angra 3 até o mês de março de 2020

O governo brasileiro planeja dá prosseguimento às obras na usina de Angra 3 ainda neste ano. Até março, deve ser aprovada uma proposta de parceria com o setor privado para que a usina seja finalmente concluída, afirmou o presidente da Eletronuclear, Leonam Guimarães. Veja também que o Estaleiro Atlântico Sul tem pedido de recuperação judicial aprovado pela justiça.

Segundo informações, quatro companhias já demonstraram interesse nas obras, são elas: a russa Rosatom, a norte-americana Westinghouse e as chinesas CNCC e Spic.

“Qualquer modelo que seja, envolve inúmeras partes interessadas, é muita gente envolvida. Tesouro Nacional, Ministério da Economia. É difícil chegar a uma costura em que todos estejam de acordo”, afirmou Guimarães, destacando a complexidade da licitação.

As obras em Angra 3 foram iniciadas em meados dos anos 80, mas foram paralisadas em 2015, por denúncias de corrupção e falta de financiamento, com 67% do projeto finalizado.

A perspectiva, segundo Leonam, é que as obras demandem investimentos de aproximadamente R$ 15 bilhões e as operações comerciais de Angra 3 devam começar em 2026, com capacidade de 1.405 megawatts.

Potencial nuclear do Brasil

O Brasil faz parte de um seleto grupo de 12 países reconhecidos internacionalmente pelo setor nuclear e detém uma das 7 maiores reservas de urânio do mundo.

Com as obras de Angra 3 concluídas, a ideia é expandir a participação da energia nuclear na matriz energética brasileira, a qual, atualmente, corresponde a apenas 3% do que é produzido no país.

Fonte: Click Petróleo e Gás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *