Vasco e Botafogo brigam por última vaga nas semifinais do Carioca; entenda do que cada um precisa

O Campeonato Carioca chega à última rodada da Taça Guanabara com apenas uma vaga em disputa para as semifinais. E ela será decidida de maneira indireta. Apesar do grande jogo ser o Clássico Vovô, entre Fluminense e Botafogo, às 16h, no Maracanã, a disputa do dia acontece entre o alvinegro e o Vasco.

Leia mais: Vasco aciona Justiça e pede suspensão de licitação do Maracanã Libertadores: datas dos confrontos entre Botafogo e Bragantino são definidos pela Conmebol Em ascensão: Arias se coloca de vez como protagonista no Fluminense após decidir título da Recopa

Dois pontos à frente (19 contra 17), o cruz-maltino retorna para São Januário e recebe a Portuguesa, a partir das 18h10. Quando entrar em campo, já saberá se precisará vencer ou se já estará classificado. Ao Botafogo, resta vencer o clássico e torcer contra o time treinado por Ramón Díaz para evitar mais um ano fora das semifinais do Carioca.

Leia Mais

Botafogo, Vasco e Fluminense chegam embalados por vitórias — e título, no caso tricolor — em diferentes competições no meio de semana. Certeza de futebol de alta qualidade e muitas emoções nos duelos de hoje.

Veja as fotos da festa de encerramento do Campeonato Carioca de 2023

1 de 14

Festa nas Laranjeiras: Fluminense é campeão carioca — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

2 de 14

Fernando Diniz: melhor treinador do Carioca 2023 — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Pular

X de 14

Publicidade

14 fotos

3 de 14

Empilhou troféus: Germán Cano foi craque do Carioca 2023, artilheiro, e melhor atacante — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

4 de 14

Pedro: atacante na seleção do Carioca 2023 — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Pular

X de 14

Publicidade

5 de 14

Jhon Arias: meia da seleção colombiana e do Carioca 2023 — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

6 de 14

Lelê: atacante revelação fez Carioca histórico no Volta Redonda e ganhou uma chance no Fluminense — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Pular

X de 14

Publicidade

7 de 14

Ferj homenageou Pelé em cerimônia de encerramento do Cariocão 2023 — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

8 de 14

Roberto Dinamite também foi homenageado. Lenda do Vasco dará nome ao prêmio de artilheiro do Carioca — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Pular

X de 14

Publicidade

9 de 14

André: melhor volante do Carioca 2023 — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

10 de 14

Ayrton Lucas: lateral fez grande Carioca pelo Flamengo — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Pular

X de 14

Publicidade

11 de 14

Melhores árbitros do Carioca: Bruno Arleu de Araújo comanda o trio — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

12 de 14

Com cinco jogadores e o treinador Fernando Diniz, Fluminense domina seleção do Carioca 2023 — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Pular

X de 14

Publicidade

13 de 14

Fernando Diniz fez discurso que roubou as atenções na festa do Cariocão — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

14 de 14

Fluminense: bicampeão carioca e 33 vezes campeão estadual — Foto: Lucas Tavares / Agência O Globo

Pular

X de 14

Publicidade

Cerimônia organizada pela Ferj consagrou o Fluminense, campeão estadual pela 33ª vez

Fluminense: livre de feridas e em busca do tri

Campeão da Recopa Sul-Americana na quinta-feira, o Fluminense chega à ultima rodada do Carioca em lua de mel definitiva com sua torcida. Ao terminar de fechar a ferida do passado, que começou a ser cicatrizada com o título da Libertadores, há quatro meses, e terminou com a conquista sobre a LDU, o tricolor terá um mês de março mais tranquilo, apenas com as semifinais do Estadual. Mesmo assim, há algumas coisas em jogo no Clássico Vovô de hoje, para além de contribuir com a eliminação precoce do rival.

Classificado, o tricolor perdeu a Taça Guanabara para o Flamengo, mas precisa manter o segundo lugar, ameaçado pelo surpreendente Nova Iguaçu, com os mesmos 21 pontos, e pelo Vasco, que tem dois a menos, para entrar em vantagem nas semifinais.

A equipe de Fernando Diniz folgou na sexta e voltou aos treinos na manhã de ontem, com outro objetivo em vista: tornar a vencer um clássico. Desde que aplicou 4 a 1 no Fla-Flu da final do último Carioca, e se sagrou bicampeão, são dez jogos sem vencer os rivais (seis empates e quatro derrotas).

Relembre: Com vitória dramática, Fluminense derrota a LDU e é campeão da Recopa

Em 2023, o Botafogo contribuiu bastante com essa marca, e foi quem mais incomodou no Maracanã. O tricolor perdeu apenas três jogos no estádio ao longo do ano, um deles para o Grêmio, quando a equipe disputou a última rodada do Brasileiro já de olho no Mundial de Clubes, e dois para o alvinegro, um pelo torneio nacional e outro dentro do estadual.

Esta será a primeira vez que o clássico acontecerá desde que o Fluminense venceu a América e, portanto, o alvinegro ficou como único carioca que não tem a Libertadores na sala de troféus. É uma oportunidade para o tricolor encerrar a má sequência contra os rivais e seguir com ainda mais moral em busca de um histórico tricampeonato, mais um desejo da vitoriosa geração nas Laranjeiras.

Jogadores do Fluminense festejam no pódio a conquista do título da Recopa — Foto: Marina Garcia – Fluminense

Botafogo: sem depender de si e de olho na quarta-feira

O Botafogo iniciou a Taça Guanabara dividido entre o foco no estadual e a atenção no principal objetivo neste começo de ano: garantir vaga na fase de grupos da Libertadores. Depois de alguns tropeços, o alvinegro chega à rodada final do Carioca sem depender apenas de suas forças para se classificar às semifinais. Com 17 pontos e em quinto lugar, o time está dois atrás do Vasco, os dois clubes ainda na disputa pela última vaga nas semifinais.

Bola de Cristal: Fluminense x Botafogo — quem é favorito? Veja chances e estatísticas

Precisando fazer sua parte diante do Fluminense, o alvinegro precisa que o Vasco no máximo empate com a Portuguesa, em São Januário. Caso contrário, o Botafogo, assim como no ano passado, vai encerrar o estadual disputando a Taça Rio, que reúne os classificados do 5º ao 8º lugar.

O discurso de que os impactos da derrocada no Brasileirão de 2023 ainda têm forte influência em campo já não tem mais efeito, e o desempenho decepcionante contra as equipes do G4 é que mais explica a situação. Além de perder para o Flamengo e empatar com o Nova Iguaçu levando gols no final, a derrota por 4 a 2 para o Vasco, há duas semanas, praticamente definiu a briga.

‘Feliz 2024’: Ainda sem novo treinador, Botafogo confia em Fabio Matias para comandar recomeço

John Textor e a diretoria da SAF seguem pacientes na busca por um nome certo para se tornar o novo treinador do clube, e o auxiliar Fábio Matias irá para o terceiro jogo no comando. Nesse ponto, mora um paralelo interessante com o último Clássico Vovô. Quando venceu o tricolor por 2 a 0, no Brasileiro, com Tiquinho e Júnior Santos marcando, Lucio Flavio estreou e deixou a impressão de que poderia conduzir o time ao título.

Se a vaga às semifinais do Carioca não for conquistada, o Botafogo vai virar imediatamente a chave para o objetivo principal. Na quarta-feira, a equipe recebe o Bragantino e inicia o confronto de 180 minutos em busca de uma vaga na fase de grupos da Libertadores.

Junior Santos mostra o número de gols marcados por ele na goleada do Botafogo sobre o Aurora, pela Libertadores — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Vasco: em boa fase e de volta a São Januário

O Vasco está com a faca e o queijo na mão para seguir rumo às semifinais do Campeonato Carioca. Hoje à noite, em São Januário, enfrenta a Portuguesa já sabendo qual resultado será necessário. Caso o Botafogo (com 17 pontos, dois a menos) não vença o Fluminense, no Maracanã, no jogo que acontece às 16h, o cruz-maltino já entrará em campo classificado.

As águas também têm estado mais calmas para a nau vascaína após a classificação na Copa do Brasil no meio da semana. A vitória sobre o Marcílio Dias (SC) foi positiva para Vegetti chegar a três jogos consecutivos balançando as redes, e para Adson, atacante que chegou nesta temporada, marcar o primeiro gol pelo clube.

Fax o pix, CBF: Vasco garante R$ 1,78 milhões ao avançar na Copa do Brasil

Ao todo, são três vitórias seguidas e seis jogos de invencibilidade (quatro triunfos e dois empates) na temporada. O último revés foi contra o Nova Iguaçu, no dia 31 de janeiro. Um mês invicto e a boa fase de várias peças são elementos que tranquilizam o torcedor para este confronto indireto contra o Botafogo.

Vegetti abriu o placar para o Vasco contra o Marcílio Dias — Foto: Leandro Amorim/Vasco

Somado a isso, o reencontro com São Januário, que receberá apenas o segundo jogo do Vasco no ano — o outro foi contra o Madureira, em 25 de janeiro. Após a equipe rodar por cidades como Manaus, Uberlândia e Cariacica , chegou a hora de retornar para o “caldeirão”.

Hoje, Payet e João Victor estarão de volta e a equipe está praticamente completa. Caso confirme a classificação, o Vasco também almeja a possibilidade de galgar uma posição mais alta na tabela, de olho em uma possível vantagem nas semifinais, e torce para Nova Iguaçu e Fluminense perderem pontos (ambos tem 21, dois a mais).

Mais recente Próxima F1: temporada de 2024 começa com Verstappen vencendo de ponta a ponta no Bahrein

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *