A operadora espanhola Telefónica, dona da Vivo no Brasil, pretende vender suas ações na Telecom Italia, que controla a brasileira TIM, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira no jornal Folha de S. Paulo.
A possibilidade de a Telefónica se tornar a principal acionista da Telecom Italia e, consequentemente, controladora indireta da TIM, foi vetada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que não permite a uma única empresa ter o controle de duas concorrentes no mercado brasileiro de telecomunicações.
No país, a Vivo é a líder de mercado de telefonia móvel e, a TIM, a segunda colocada.
Segundo a reportagem, a Telefónica já negocia com fundos de investimento. Mas, para dar certo, a transação depende de diversos fatores. Hoje, a espanhola não tem as ações da Telecom Italia, que estão em posse da Telco, consórcio controlado pela Telefónica (66% de participação) e que é o maior acionista da Telecom Italia (dono de 22,4%).
Nesta semana, os acionistas da Telco decidiram dissolver o consórcio. A operação ainda depende da aprovação dos órgãos reguladores da Itália, do Brasil e da Argentina. A Telefônica passará, então, a ter 14,8% das ações da Telecom Italia, tornando-se a maior acionista e a única com poder para convocar assembleias de acionistas.
A transação vai facilitar a saída da Telefónica da Telecom Italia, tendo em vista a facilidade de vender os papéis da italiana, em vez dos papéis da Telco.
De acordo com o jornal, não seria preciso vender a totalidade das ações, mas somente a quantidade correspondente aos 20% das ações da Telco adquiridas pela Telefónica no ano passado. Esse dinheiro poderia ser usado na consolidação dos negócios da Telefónica na Alemanha.
Fonte: UOL